http://criadoreumso.blogspot.com
10/11/2011 (Quinta-feira)
10/11/2011 (Quinta-feira)
OS DIREITOS AUTORAIS DE "CONFISSÕES" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
Se algum espírito leviano, errando entre as imagens vãs do passado, se admirar de que Tu, ó Deus, que tudo podes, tudo crias e tudo dominas, autor do céu e da terra, se esse espírito se admirar que Tu Te tenhas mantido Inativo por inúmeros séculos antes de empreenderes a criação, que ele procure despertar e observar que o seu espanto não tem fundamento. De onde poderiam vir e como poderiam transcorrer os inumeráveis séculos, se não os tivesse criado, Tu que és o Autor e Criador de todos os séculos? Que tempo poderia existir, se não fosse estabelecido por Ti? E como poderia esse tempo transcorrer, se nunca tivesse existido? Portanto, sendo Tu O Criador de todos os tempos — se é que existiu algum tempo antes da criação do céu e da terra — como se pode dizer que cessavas de agir? De fato, foste Tu que criaste o próprio tempo, e ele não podia decorrer antes de o criares. Mas se antes da criação do céu e da terra não havia tempo, para que perguntar o que fazias então? Não podia existir um "então" onde não havia tempo.
Mas não é no tempo que Tu precedes os tempos, pois doutro modo não serias anterior a todos os tempos. Precedes, porém, todo o passado com a sublimidade de Tua eternidade sempre presente, e dominas todo o futuro porque é ainda futuro, e, quando vier, tornar-se-á passado. "Tu, porém, és sempre o mesmo, e os Teus anos jamais terão fim.¹ Os Teus anos não vão nem vêm, ao passo que os nossos vão e vêm, para que venham todos. Os Teus anos existem juntos, porque são fixos e não são expulsos pelos que vêm, porque não passam. Os nossos, pelo contrário, só poderão existir todos quando já todos não existirem. "Os Teus anos são como um só dia",² e o Teu dia não é cada dia, mas hoje, porque o Teu hoje não cede lugar ao amanhã nem sucedeu ao ontem. O Teu hoje é a Eternidade. Por isso, geraste coeterno Contigo aqEle a quem disseste: "Eu hoje Te gerei".³ Criaste todos os tempos e existes antes de todos os tempos. E não existia tempo quando não havia tempo.
(Por Aurelius Augustinus)
¹ Sl 101,28; Hb 1,12.
² 2Pd 3,8.
³ Sl 2,7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário