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25/02/2012 (Sábado)
OS DIREITOS AUTORAIS DE "CONFISSÕES" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
Significado simbólico dos astros
No entanto, "a palavra da ciência", que contém todos os mistérios¹ que variam com o tempo, como as fases da lua, e o conhecimento de todos os outros dons, que aqui recordei comparando-os às estrelas, como diferem todos eles do brilho da Sabedoria com que se alegra o dia anunciado, a ponto de não serem mais que o começo da noite! Palavra e conhecimento são ambos necessários àqueles a quem o Teu prudentíssimo servo não pode falar como a seres espirituais, mas carnais,² ele que fala de "sabedoria entre os perfeitos".³ Como criança que em Cristo se alimenta de leite, o homem carnal⁴ não se considere abandonado em sua noite desolada, mas se contente com a luz da lua e das estrelas, até que se robusteça bastante para mastigar alimento sólido⁵ e fixar os olhos no brilho do sol. Eis o que nos ensinas com grande sabedoria, ó nosso Deus, no Teu livro que é Teu firmamento, a fim de que possamos distinguir todas as realidades numa admirável visão, apesar de ainda sujeitos aos sinais, ao tempo, aos dias e aos anos.
(Por Aurelius Augustinus *354 +430).
¹ Cf. 1Cor 13,2 e 7.
² Cf. 1Cor 3,1.
³ 1Cor 2,6.
⁴ 1Cor 2,14.
⁵ Cf. Hb 5,12014. Nesta última parte do capítulo, Agostinho quer dizer que os sinais e ritos que se encontram na Escritura foram-se adaptando às várias necessidades do plano salvífico dos homens (cf. Enarr. in Ps. 73 e 146).
(Por Aurelius Augustinus *354 +430).
¹ Cf. 1Cor 13,2 e 7.
² Cf. 1Cor 3,1.
³ 1Cor 2,6.
⁴ 1Cor 2,14.
⁵ Cf. Hb 5,12014. Nesta última parte do capítulo, Agostinho quer dizer que os sinais e ritos que se encontram na Escritura foram-se adaptando às várias necessidades do plano salvífico dos homens (cf. Enarr. in Ps. 73 e 146).
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