23/07/2012 (Segunda-feira)
OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
A entrega do Reino ao Pai e o fim da mediação III.
Contemplaremos, pois, a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, quando o mediador de Deus e dos homens, o homem Cristo Jesus, entregar o Reino a Deus Pai (1 Tim 2,15). Então não mais rogará por nós, como nosso mediador e sacerdote, o Filho de Deus e Filho do Homem. Mas quanto a Ele, enquanto sacerdote que é — revestido da forma de servo por nossa causa — está sujeito àquEle que tudo Lhe submeteu e a quem tudo submete. Desse modo, como Deus, mantém-nos sujeitos a Ele. E enquanto sacerdote, submete-Se a Ele conosco (1Cor 15,24—28). Por isso, sendo o Filho, Deus e Homem, com uma essência como Deus, e outra como homem, é como homem, no Filho, mais diferente na essência que o Filho, no Pai. Assim como a carne com relação à minha alma: é maior a diferença na substância entre minha carne e minha alma, embora existentes em um só homem, do que a alma de outro homem com relação à minha.
(Por Aurelius Augustinus ✭354 ✢430).
A entrega do Reino ao Pai e o fim da mediação III.
Contemplaremos, pois, a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, quando o mediador de Deus e dos homens, o homem Cristo Jesus, entregar o Reino a Deus Pai (1 Tim 2,15). Então não mais rogará por nós, como nosso mediador e sacerdote, o Filho de Deus e Filho do Homem. Mas quanto a Ele, enquanto sacerdote que é — revestido da forma de servo por nossa causa — está sujeito àquEle que tudo Lhe submeteu e a quem tudo submete. Desse modo, como Deus, mantém-nos sujeitos a Ele. E enquanto sacerdote, submete-Se a Ele conosco (1Cor 15,24—28). Por isso, sendo o Filho, Deus e Homem, com uma essência como Deus, e outra como homem, é como homem, no Filho, mais diferente na essência que o Filho, no Pai. Assim como a carne com relação à minha alma: é maior a diferença na substância entre minha carne e minha alma, embora existentes em um só homem, do que a alma de outro homem com relação à minha.
(Por Aurelius Augustinus ✭354 ✢430).
Nenhum comentário:
Postar um comentário