12OUTUBRO2012— SEXTA-FEIRA.
OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
Dissertação sobre a mesma visão.
Esta passagem da Escritura exige uma investigação profunda e demorada. Se, pois, um só homem tivesse sido visto, os que afirmam que o Filho era visível em Sua essência antes de nascer da Virgem, levantariam a voz dizendo que esse homem era o Filho, pois a respeito do Pai, dizem eles, está escrito: ao único Deus invisível (1Tim 1,17). Mas, poder-se-ia perguntar-lhes como antes de Se revestir da carne foi visto em figura de homem, se Lhe foram lavados os pés e alimentou-Se com manjares humanos? Como pôde isso acontecer quando ainda tinha a condição divina, e não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente? Acaso, pois, tinha se esvaziado de Si mesmo, e assumido a condição de servo, tomando a semelhança humana, e achado em figura de homem? (Fl 2,6—7). Sabemos que isso somente aconteceu depois do parto da Virgem. Portanto, como pôde aparecer a Abraão como homem, antes que isso acontecesse? Acaso aquela aparência não era verdadeira?
Tudo isso poder-se-ia perguntar, se tivesse aparecido a Abraão um só homem, que pudesse ser considerado como o Filho de Deus. Como, porém, apareceram três homens, e não se menciona que um deles fosse superior pela aparência, pela idade, ou pela força, por que não se perceber aí insinuada visivelmente a igualdade da Trindade, mediante criaturas visíveis? A mesma e idêntica substância em três pessoas?
(Por Aurelius Augustinus ✡354 ✤430).
Nenhum comentário:
Postar um comentário