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GALÁXIA, ALFA, Brazil
Simples como a brisa, complexo como nós. Nascido em 25/5/1925.

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domingo, 16 de dezembro de 2012

A TRINDADE — LIVRO III

16DEZEMBRO2012—DOMINGO.






OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.



CAPÍTULO 4
A vontade de Deus é a causa última das mudanças.

O apóstolo Paulo — ainda sob o fardo do corpo, corrupção e peso da alma (Sb 9,15), embora visse parcialmente e de maneira confusa (1Cor 13,12), desejando partir e ir estar com Cristo (Fl 1,23), gemendo interiormente e suspirando pela redenção de seu corpo (Rm 8,23) —, pôde, contudo, pregar o Senhor Jesus Cristo por vezes de viva voz e através de suas cartas, e outras vezes, pelo sacramento do Corpo e Sangue do mesmo Cristo. Denominamos Corpo e Sangue de Cristo não a lingua do Apóstolo, nem os pergaminhos, nem a tinta, nem os sons proclamados pela língua, nem os caracteres escritos nos pergaminhos, mas aquilo que, produzido dos frutos da terra e consagrado por uma prece mística, recebemos segundo os ritos, para nossa saúde espiritual, em memória dos sofrimentos do Senhor suportados por nós. Este tão grande sacramento torna-se visível pelas mãos dos homens, para ser santificado pela ação invisível do Espírito de Deus. Ele realiza tudo isso por meio de mudanças corporais, atuando primeiramente sobre as faculdades invisíveis dos ministros, ora agindo sobre a vontade deles, ora sobre a disponibilidade dos espíritos invisíveis submetidos a ele. Por que se há de admirar que Deus, com relação às criaturas do céu, da terra, do mar e do ar, tome as coisas sensíveis e visíveis que quiser, para se figurar e manifestar, conforme julgar oportuno, não, porém, revelando-se em sua essência, a qual é imutável, íntima e misteriosamente mais sublime do que todos os espíritos que criou?

(Por Aurelius Augustinus  ✩354 ✣430).

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