20DEZEMBRO2012—QUINTA-FEIRA.
OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
Milagres e magia
Percebo aqui a pergunta que poderá ocorrer às inteligências débeis: por que podem esses milagres também ser feitos através de artes mágicas? Pois os magos do faraó produziram também serpentes e coisas semelhantes (Ex 7,12). Mas é ainda mais digno de admiração como pôde falhar o poder dos magos, que foi capaz de fazer aparecer as serpentes, mas não se manifestou, por exemplo, no aparecimento das pequeninas moscas. Tratava-se de minúsculos mosquitos que afligiram o soberbo povo egípcio na terceira praga (Ex 8,13).
Quando os magos falharam disseram: o dedo de Deus está aqui (Ex 8,15). O que dá a entender que nem mesmo os anjos rebeldes e as potestades aéreas, lançadas fora das moradas da pureza eterna e sublime às profundezas tenebrosas, como para um cárcere "sui generis", por cujo poder as artes mágicas fazem alguma coisa, nada podem realizar se não lhes for dado do alto o poder necessário.
Esse poder é outorgado às vezes para enganar os que querem enganar, como foi dado contra os egípcios e mesmo contra os próprios magos, para que, iludidos em seu espírito, parecessem ser objetos de admiração, quando na realidade foram vencidos pela verdade de Deus. Outras vezes, esse poder é concedido como admoestação aos fiéis para que não desejem fazer tais coisas como os exemplos a nós referidos pela autoridade das Escrituras; ou ainda, para que os justos tenham oportunidade de provar e manifestar sua paciência. Com efeito, foi pela enorme força de milagres visíveis que Jó perdeu tudo o que tinha, seus filhos e a própria saúde (Jó 1 e 2).
(Por Aurelius Augustinus ☆354 ✤430).
Nenhum comentário:
Postar um comentário