23JANEIRO2013—QUARTA-FEIRA.
OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
O Criador e as artes mágicas.
Considero, porém, de muito proveito lembrar a debilidade de minhas forças e advirto a meus irmãos de se recordarem das suas, para evitarmos que a fraqueza humana avance para além do que é seguro. Não tenho capacidade para penetrar com meus olhos, nem esclarecer com segurança de raciocínio, nem compreender com a força da inteligência a ponto de poder falar, como se fosse um anjo, um profeta, ou um apóstolo, sobre o modo como os anjos realizam tais prodígios ou antes, como Deus, do trono misterioso do Seu sublime império os faz, por meio de Seus anjos — e até por meio dos anjos maus — seja permitindo, seja mandando, seja obrigando-os. Assim diz a Escritura: Porque os pensamentos dos mortais são tímidos, e incertas as nossas providências; porque o corpo, que se corrompe, torna pesada a alma, e esta morada terrestre abate o espírito que pensa muitas coisas. E com dificuldade compreendemos o que há na terra, e com trabalho descobrimos o que temos diante dos olhos. Quem pode, pois, investigar as coisas do céu? Mas prossegue e diz: E quem poderá conhecer os Teus desígnios, se Tu não lhe deres sabedoria, e do mais alto dos céus não enviares o Teu santo Espírito? (Sb 9, 14—17). Por isso não investigamos o que há nos céus e em que gênero de coisas se encerram os seres angélicos pela sua dignidade e sua ação corporal. Firmado, porém, no Espírito de Deus, que nos foi enviado dos céus, e na Sua graça derramada em nossa inteligência, ouso dizer confiadamente que nem Deus Pai, nem Seu Verbo, nem o Espírito Santo, que são um só Deus, estão sujeitos à mudança e, por isso, não podem ser vistos por olhos humanos. Pois existem coisas que são mutáveis, embora não visíveis, como são os nossos pensamentos, a memória, a vontade e toda criatura não corpórea; mas tudo o que é visível está sujeito a mudança.
Eis porque a substância ou melhor, a essência de Deus, pelo bem pouco que podemos entender sobre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, como não é de modo algum mutável, conclui-se que não seja de forma alguma visível por si mesma.
(Por Aurelius Augustinus ☆354 ✤430).
Eis porque a substância ou melhor, a essência de Deus, pelo bem pouco que podemos entender sobre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, como não é de modo algum mutável, conclui-se que não seja de forma alguma visível por si mesma.
(Por Aurelius Augustinus ☆354 ✤430).