VIM AQUI PARA TE DIZER QUE...

Minha foto
GALÁXIA, ALFA, Brazil
Simples como a brisa, complexo como nós. Nascido em 25/5/1925.

OLÁ!

BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE. SEJA FELIZ!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A REAÇÃO DE AGOSTINHO ( I ) - LIVRO OITAVO DAS CONFISSÕES

http://criadoreumso.blogspot.com
25/07/2011 (Segunda-feira)


CAPÍTULO VII

Eis o que Ponticiano nos relatou. E tu, Senhor, enquanto ele falava, me fazias refletir, tirando-me da posição de costas, em que me colocara para não me ver a mim mesmo. Tu me colocava diante de meu próprio rosto para que visse como estava indigno, disforme, sórdido, manchado e ulceroso.

Eu me via, e enchia-me de horror, mas não tinha para onde fugir de mim mesmo. Se tentava afastar  o olhar de mim mesmo, Ponticiano prosseguia com a narração, e de novo me punhas diante de mim, e me empurravas diante de meus olhos, para que eu descobrisse minha iniquidade e a odiasse. Eu bem a conhecia, mas a dissimulava, fingia não ver, esquecia.

E quanto mais ardentemente amava aqueles jovens, cuja salutar decisão ouvia relatar, por se terem entregue completamente a ti para que os curasses, tanto mais acerbadamente me odiava ao me comparar a eles. Com efeito, já tinham decorrido muitos anos - talvez uns doze - desde que, aos dezenove anos, lendo o Hortênsio de Cícero, sentia-me atraído para o estudo da sabedoria. Ia adiando a hora de abandonar a felicidade meramente terrena, quando não somente a sua descoberta, mas a sua própria busca, deveria ser preferida aos maiores tesouros e reinos do mundo e aos maiores prazeres corporais, que a um aceno, afluíam a meu redor.
(Por Aurelius Augustinus   *354    +430) Pág. 177

Nenhum comentário:

EU VIM AQUI PARA TE DIZER QUE

TE AMO, IRMÃO; TE AMO IRMÀ
.


Atalho do Facebook