http://criadoreumso.blogspot.com
09/08/2011 (Terça-feira)
CAPÍTULO VII
Tu, que fazes morar na mesma casa os que têm coração unânime¹, trouxeste para junto de nós Evódio, jovem de nosso município que, militando como agente de negócios do imperador, se convertera e recebera o batismo antes de nós, abandonara a milícia do século, alistando-se na tua.
Estávamos juntos, e juntos pensávamos viver nosso santo propósito. Buscávamos um lugar onde nos pudéssemos instalar mais comodamente para te servir e juntos rumávamos para a África quando, chegando a Óstia, na foz do Tibre, faleceu minha mãe.
Muitas coisas passo em silêncio, porque tenho pressa. Recebe minhas confissões e ações de graça, meu Deus, pelas inúmeras bondades que não menciono aqui. Mas não quero calar o que brota de minha alma a respeito desta tua serva, que me gerou na carne para a luz temporal, e no coração para a luz eterna. Não referirei suas qualidades, mas os dons que lhe deste, porque nem ela se fez a si mesma, nem a si mesma se havia educado. Foste tu quem a educaste, pois nem seu pai, nem sua mãe sabiam o que viria a ser aquela a quem geraram. A disciplina de teu Cristo, a doutrina de teu Filho único educaram-na em teu temor em uma família fiel, digno membro de tua Igreja.
(Por Aurelius Augustinus *354 +430)Pág. 198-199.
¹ Sl 67,7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário