VIM AQUI PARA TE DIZER QUE...

Minha foto
GALÁXIA, ALFA, Brazil
Simples como a brisa, complexo como nós. Nascido em 25/5/1925.

OLÁ!

BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE. SEJA FELIZ!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ESTUDO SOBRE A NATUREZA DO CRISTO (IV) ALLAN KARDEC (1804-1869)














Lírio Verde

Criar seu atalho


http://criadoreumso.blogspot.com
16/05/2011 (Segunda-feira)

AS PALAVRAS DE JESUS PROVAM A SUA DIVINDADE?

“É por isto que meu Pai me ama, porque deixo a vida para a retomar. – Ninguém ma arrebata; sou eu que a deixo de mim mesmo; tenho o poder de a deixar e tenho o poder de a retomar. É o mandamento que recebi do meu Pai.”(João, 10:17-18)

Tiraram a pedra e Jesus, erguendo os olhos para o céu, disse estas palavras: Meu Pai, rendo-te graças por me haveres exalçado. – Eu, de mim, sabia que tu me exalçarias sempre; mas, digo isto para esta gente que me cerca, a fim de que creia que foste tu que me enviaste.”(São João, 11:41-42: Morte de Lázaro)

“Não mais vos falarei, porquanto o príncipe do mundo vai vir, embora nada haja em mim que lhe pertença, mas para que o mundo conheça que amo a meu Pai e que faço o que meu Pai me ordena.”(João, 14:30-31)

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, como eu, que tenho guardado os mandamentos de meu Pai, permaneço no seu amor.”(João, 15:10).

“Então, soltando grande brado, Jesus disse: Meu Pai, às tuas mãos entrego o meu ser. E, tendo pronunciado essas palavras, expirou.”(S. Lucas, 23:46)

Se Jesus, ao morrer, entrega Sua alma às mãos de Deus, é que Ele tinha uma alma distinta de Deus, submissa a Deus. Logo, Ele não era Deus.

As palavras que se seguem indicam, da parte de Jesus, certa fraqueza humana, certa apreensão quanto aos sofrimentos e à morte que Lhe vão ser infligidos, o que contrasta com a natureza divina que Lhe atribuem. Elas, porém, demonstram, ao mesmo tempo, uma submissão de inferior para superior.

“Então, chegou Jesus a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: “Sentai-vos aqui, enquanto vou ali orar.”- E, tendo levado consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a estar em grande aflição. – Disse-lhes então: Minha alma se acha em mortal tristeza; ficai e velai comigo. – E, indo para um pouco mais longe, prosternou-se com o rosto em terra e orou dizendo: Meu Pai, se for possível, faze de mim se afaste este cálice; entretanto, não seja como eu quero, mas como tu queiras. – Veio em seguida ter com os seus discípulos e , achando-os adormecidos, disse a Pedro: Pois quê! Não pudestes velar uma hora comigo? – Vigiai e orai, a fim de não cairdes em tentação. O Espírito é pronto, mas a carne é fraca. – Foi-se de novo, para orar segunda vez, dizendo: Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.”(S. Mateus, 26:36-42: Jesus no Jardim das Oliveiras)

“Então, disse-lhes: Minha alma está numa tristeza de morte; ficai aqui e velai. – E, tendo-se afastado um pouco, prosternou-se em terra, rogando que, se fosse possível, aquela hora se afastasse dele. – Dizia: Abba, meu Pai, tudo te é possível, transporta para longe de mim este cálice; mas, que se faça a tua vontade e não a minha.”(São Marcos, 14:34-36)

“Em chegando àquele lugar, disse-lhes: Orai, a fim de não sucumbirdes à tentação. – E, tendo-se afastado deles cerca de um arremesso de pedra, ajoelhou-se, dizendo: Meu Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; entretanto, não se faça a minha vontade, mas a tua. – Então, apareceu-lhe um anjo do céu a fortalecê-lo. – Havendo entrado em agonia, redobrava suas preces. – Veio-lhe um suor de gotas de sangue, que corria até o chão.”(S. Lucas, 22:40-44)

“Pela hora nona, soltou Jesus um grande brado, dizendo: Eli! Eli! Lamma Sabachtani? Que quer dizer: Me Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? “(S. Mateus, 27:46)

“E, pela hora nona, lançou Jesus um grande brado, dizendo: Meu Deus, Meu Deus! Por que me abandonaste? (S. Marcos, 15:34)

As passagens que vamos transcrever poderiam deixar alguma dúvida e dar ensejo a crer-se numa identificação de Deus com a pessoa de Jesus; mas, além de que não poderiam prevalecer contra os termos precisos das que precedem, trazem consigo a devida retificação.

“Perguntaram-lhe: Quem és tu então? Jesus lhes respondeu: Sou o princípio de todas as coisas, eu que vos falo. – Tenho muitas coisas a dizer-vos; mas, aquele que me enviou é verdadeiro e eu não digo senão o que dele aprendi.”(S. João, 8:25-26)

“O que meu Pai me deu é maior do que todas as coisas e ninguém o pode arrebatar das mãos de meu Pai. Meu Pai e eu somos um.”(S. João, 10:29-30)

Quer isto dizer que Seu Pai e Ele são Um pelo pensamento, pois que Ele exprime o pensamento de Deus, pois que tem a palavra de Deus.

“Então, os judeus tomaram de pedra para lapidá-lo. – Jesus lhes disse: Muitas obras boas tenho feito diante de vós, pelo poder de meu Pai. Por qual delas quereis lapidar-me? – Os judeus lhe responderam: Não é por nenhuma boa obra que te lapidamos; mas, por causa da tua blasfêmia, porque, sendo homem, tu te fazes Deus. – Jesus lhes replicou: Não está escrito na vossa lei: Tenho dito que sois deuses? – Ora, se ela chama deuses àqueles a quem a palavra de Deus era dirigida e não podendo a Escritura ser destruída, como dizeis que blasfemo, eu a quem meu Pai santificou e enviou ao mundo, porque disse que sou filho de Deus? – Se não faço as obras de meu Pai, não me creiais; se, porém, as faço, quando não queirais crer em mim, crede nas minhas obras, a fim de saberdes e crerdes que meu Pai está em mim e eu nele.”(S. João, 10:31-38)

Noutro capítulo, dirigindo-se a seus discípulos, diz:

“Nesse dia, reconhecereis que estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós.”(S. João, 14:20)

Destas palavras, não há concluir-se que Deus e Jesus são uma única entidade, pois, de outro modo, também, se teria de concluir, das mesmas palavras, que os apóstolos e Deus eram um.
 (Idem - pág. 134-136)

Nenhum comentário:

EU VIM AQUI PARA TE DIZER QUE

TE AMO, IRMÃO; TE AMO IRMÀ
.


Atalho do Facebook