http://criadoreumso.blogspot.com
30/08/2011 (Terça-feira)
30/08/2011 (Terça-feira)
CAPÍTULO VI
Então, o que é Deus? Perguntei à terra, e ela me disse: "Eu não sou Deus". E tudo o que nela existe me respondeu o mesmo. Perguntei ao mar, ao abismo e aos répteis viventes, e eles me responderam: "Nao somos teu Deus; busca-o acima de nós." Perguntei aos ventos que sopram; e todo o ar, com seus habitantes, me disse: "Anaximenes está enganado* eu não sou Deus". Perguntei ao céu, ao sol, à lua e às estrelas. "Tampouco somos o Deus a quem procuras" - me responderam.
Disse então a todas as coisas que meu corpo percebe: "Dizei-me algo de meu Deus, já que não sois Deus; dizei-me alguma coisa dele." - E todas exclamaram em coro: "Ele nos criou". - Minha pergunta era meu olhar, e sua resposta a sua beleza.
Dirigi-me, então, a mim mesmo, e perguntei: "E tu, quem és"? - E respondi: "Um homem". Para me servirem, tenho um corpo e uma alma: aquele exterior, está interior. Por qual deles deverei perguntar pelo meu Deus, a quem eu já havia procurado com o corpo desde a terra até o céu, até onde pude enviar os raios de meu olhar como mensageiros? Melhor, sem dúvida, é a parte interior de mim mesmo. É a ela que dirigem suas respostas todos os mensageiros de meu corpo, como a um presidente ou juiz, respostas do céu, da terra, e de tudo o que existe, e que proclamam: "Não somos Deus" - e ainda - "Ele nos criou". O homem interior conhece essas coisas por meio do homem exterior; mas o homem interior, que é a alma, também conhece essas coisas por meio dos sentidos do corpo.
(Por Aurelius Augustinus *354 +430) Pág. 216-217.
* Anaxímenes, filósofo do século VI a.C. (588-524), ensinava que o ar é o princípio de todas as coisas, e que dele n asciam até os deuses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário