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16/12/2011 (Sexta-feira)
OS DIREITOS AUTORAIS DE "CONFISSÕES" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
MEDITAÇÃO SOBRE O PRIMEIRO VERSÍCULO DO GÊNESIS: "NO PRINCÍPIO, DEUS CRIOU O CÉU E A TERRA".
Por isso o Espírito, mestre do Teu servo Moisés, quando lembra que fizeste "no princípio o céu e a terra", não fala de tempos nem fala de dias. Com efeito, aquele "céu do céu", que fizeste no princípio, é de certa forma uma criatura racional posto que, não coeterna contigo, ó Trindade, participa todavia da Tua eternidade,¹ e, através da suavidade de Tua beatífica contemplação, reduz fortemente a sua própria mobilidade. Desde que foi criada, permanece sempre unida a Ti, sem movimento nenhum, e se sobrepõe às vicissitudes passageiras do tempo. Quanto a essa amorfia que é a "terra invisível" e informe,² não foi contada entre os dias. De fato, onde não existe forma nem ordem nada vem e nada passa; e onde tal não se dá não existem certamente nem dias nem sucessão de espaço de tempo.
(Por Aurelius Augustinus *354 +430).
¹ Agostinho, no céu do céu, vê então um símbolo dos anjos.
² Gn 1,1.
Por isso o Espírito, mestre do Teu servo Moisés, quando lembra que fizeste "no princípio o céu e a terra", não fala de tempos nem fala de dias. Com efeito, aquele "céu do céu", que fizeste no princípio, é de certa forma uma criatura racional posto que, não coeterna contigo, ó Trindade, participa todavia da Tua eternidade,¹ e, através da suavidade de Tua beatífica contemplação, reduz fortemente a sua própria mobilidade. Desde que foi criada, permanece sempre unida a Ti, sem movimento nenhum, e se sobrepõe às vicissitudes passageiras do tempo. Quanto a essa amorfia que é a "terra invisível" e informe,² não foi contada entre os dias. De fato, onde não existe forma nem ordem nada vem e nada passa; e onde tal não se dá não existem certamente nem dias nem sucessão de espaço de tempo.
(Por Aurelius Augustinus *354 +430).
¹ Agostinho, no céu do céu, vê então um símbolo dos anjos.
² Gn 1,1.
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