http://criadoreumso.blogspot.com
20/01/2012 (Sexta-feira)
OS DIREITOS AUTORAIS DE "CONFISSÕES" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
Outros ainda refletem sobre as palavras: "no princípio, Deus criou".¹ E reconhecem por "princípio" a Sabedoria, porque Ela mesma no-lo diz.² Outros, sempre refletindo sobre as mesmas palavras, entendem o princípio como exórdio da criação e tomam a expressão: "no princípio, criou", como se fosse: criou primeiramente. Entre aqueles que interpretam "no princípio" como significando que Deus criou o céu e a terra na Sua Sabedoria, alguns creem que céu e terra sejam simplesmente nomes dados à matéria criável do céu e da terra. Outros pensam que são duas naturezas já dotadas de forma e distinção. Sustentam outros que o nome céu designa uma entidade formada e espiritual, e o nome terra quer dizer uma matéria informe e corpórea. No entanto, mesmo aqueles que entendem os nomes de céu e terra no sentido de matéria ainda informe da qual se teriam formado tanto o céu como a terra, não os interpretam de maneira igual. Uns pretendem que dessa matéria seriam originadas as criaturas inteligentes e sensíveis; outros julgam que dela somente nasceria certa massa sensível e corpórea, contendo em si a natureza visível e perceptível aos sentidos. Deste modo, não estão de acordo nem mesmo os que consideram designadas nesta passagem, como céu e terra, as criaturas já ordenadamente dispostas. Alguns se referem à realidade, quer visível quer invisível; outros somente a visível, na qual contemplamos o céu luminoso e a terra tenebrosa, com tudo o que neles se contém.
(Por Aurelius Augustinus *354 +430)
¹ Gn 1,1.
² Cf. Jo 8,25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário