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22/01/2012 (Domingo)
OS DIREITOS AUTORAIS DE "CONFISSÕES" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
Quem é tão perspicaz que consiga compreender, sem grande esforço, como pode o som anteceder o canto, uma vez que o canto é um som dotado de forma? Ora, pode certamente existir algo sem forma, mas aquilo que não existe não pode receber forma. Portanto, a matéria é anterior ao que dela se formou, mas não por ser criadora — pois ela também é criatura —, nem por precedê-la no tempo. Num primeiro momento, não emitimos sons informes sem canto, para posteriormente ligá-los e dispô-los em forma de melodia, como fazemos com a madeira para fabricar uma arca, ou com a prata para fazer um vaso. Com efeito, estas matérias existem antes das formas dos objetos que delas se fazem. Mas, no canto, tal não acontece. Não soa antes algo de informe que depois se transforma em canto, mas no próprio momento em que se canta ouve-se o som. Um som qualquer, depois de ressoado, passa sem deixar nada que possa ser retomado para ser composto com arte. Portanto, o canto se realiza no seu próprio som, que lhe constitui a matéria. O som recebe justamente uma forma para ser canto, e portanto, como eu dizia, a matéria do som precede a forma do canto, mas não por uma capacidade criativa, pois o som não é autor do canto, mas é o corpo posto à disposição da alma de quem canta, precisamente para que dele faça um canto. O som não precede na ordem do tempo porque, na realidade, é produzido ao mesmo tempo que o canto; nem precede por intenção, pois não é mais importante que o canto. De fato, o canto é, não somente um som, mas também um som revestido de beleza. Portanto, o som precede quanto à origem, porque não é o canto que recebe a forma para ser som, mas o som que recebe a forma para ser canto.
(Por Aurelius Augustinus *354 +430)
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