http:criadoreumso.blogspot.com
07/01/2012 (Sábado)
OS DIREITOS AUTORAIS DE "CONFISSÕES" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
Alguém poderia tentar opor às duas últimas opiniões esta objeção: "Se não quereis dar o nome de céu e terra a esta matéria informe, havia então alguma coisa que Deus não tinha feito, da qual formou o céu e a terra. De fato, a Escritura não conta que Deus tenha criado tal matéria, a menos que entendamos seja ela a entidade chamada céu e terra, ou simplesmente terra, quando se diz: "no princípio Deus criou o céu e a terra". Quanto ao que segue: "a terra era invisível e informe", ainda que a Escritura tivesse querido chamar assim a matéria sem forma, não deveríamos entender outra matéria senão aquela que Deus fez, na passagem onde está escrito: "criou o céu e a terra".
Mas os defensores das duas últimas opiniões que expusemos, quer os de uma quer os de outra, ouvindo esses argumentos, responderão: "Não negamos que essa matéria informe tenha sido feita por Deus, de quem provém "todas as coisas tão boas".¹ Com efeito, dizemos que tudo o que foi criado e tem forma é um bem maior, assim como afirmamos também que um ente criável e susceptível de forma é um bem menor, mas, enfim, é sempre um bem. E se é verdade que a Escritura não afirma tenha essa massa informe sido criada por Deus, também é verdade que ela deixa de mencionar a criação de muitos outros seres, como os Querubins, os Serafins,² e todas as criaturas de que fala claramente o Apóstolo, isto é, os Tronos, as Dominações, os Principados, as Postetades;³ no entanto, é bem claro que foram feitas por Deus.
(Por Aurelius Augustinus *354 +430).
¹ Gn 1,31.
² Cf. Gn 3,24 e Is 6,2.
³ Cl 1,16.
Nenhum comentário:
Postar um comentário