VIM AQUI PARA TE DIZER QUE...

Minha foto
GALÁXIA, ALFA, Brazil
Simples como a brisa, complexo como nós. Nascido em 25/5/1925.

OLÁ!

BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE. SEJA FELIZ!

domingo, 17 de junho de 2012

CARTA PRÓLOGO — A TRINDADE

17/06/2012 (Domingo)



OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.




Carta 174




De Agostinho, ao beatíssimo, muito amado e venerável papa Aurélio santo irmão e colega no sacerdócio, saudação no Senhor.


Sendo ainda muito jovem, iniciei a elaboração destes meus livros sobre a Trindade, que é O Deus Sumo e Verdadeiro. Agora, entrado em anos, trago-os a público. Interrompi esta obra, após ter constatado que mos haviam tirado à escondidas ou mesmo furtado, antes de os haver terminado e revisto, como era meu desejo. Propusera-me publicá-los não em livros separados, mas em uma obra completa, pois assuntos subsequentes ligam-se aos precedentes no transcurso da pesquisa. Como não me foi possível executar esses planos (pois, contrariamente à minha vontade, os volumes chegaram às mãos de alguns), interrompi o ditado dos livros, pensando lamentar o fato em outros escritos, e assim se tomasse conhecimento, o quanto possível, de que os referidos livros me foram furtados antes que os julgasse dignos de virem à luz.


Atendendo, porém, aos insistentes pedidos de muitos irmãos e principalmente, obrigado pela tua ordem, determinei terminar com a ajuda de Deus tão penoso empreendimento. Pelas mãos de nosso caríssimo filho e co-diácono, faço-os chegar às tuas mãos já corrigidos — não tão bem como o desejava, mas de acordo com minhas possibilidades —, para assim não se diferenciarem tanto dos que, levados por alguém, escaparam-me das mãos. E dou autorização a todos os que queiram escutá-los, copiá-los ou lê-los. Se tivesse podido realizar meu desejo, conservando o mesmo conteúdo, a minha exposição teria sido mais explícita e clara, isso a medida que as dificuldades, que envolvem a explanação de assuntos tão profundos, e a nossa própria capacidade o tivessem permitido.


Há pessoas que têm consigo os quatro ou, talvez os cinco primeiros livros sem os devidos prólogos e o duodécimo livro sem  uma parte final considerável. Se esta presente edição chegar-lhe às mãos,poderão fazer as correções, se o quiserem ou puderem. Solicito, como medida de prudência, que mandes escrever esta carta à parte, antes do início de todos os livros. Adeus! Reza por mim!


(Por Aurelius Augustinus *354 +430)

Nenhum comentário:

EU VIM AQUI PARA TE DIZER QUE

TE AMO, IRMÃO; TE AMO IRMÀ
.


Atalho do Facebook