19/06/2012 (Terça-feira)


OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
NOTAS: P. 564/5.
NOTAS: P. 564/5.
Contributo agostiniano à doutrina da Igreja.
A teologia ainda não tinha adquirido a sua autonomia até Santo Agostinho. Com ele, avança bastante. No De Trinitate, o bispo de Hipona faz obra de pioneiro para a doutrina posterior da Igreja latina. A leitura desta obra revela-nos um Agostinho a se debater em meio a problemas e dificuldades do mistério trinitário, ainda pouco explicitado nessa época. E vemos como, sob mãos de mestre, nasce e cresce a síntese que nos é hoje tão familiar, graças a nossos manuais de teologia. E aí está um dos encantos próprios ligados para sempre à leitura calma e atenta desta obra.
Eis, em síntese, como E. Portalié, no Dictionnaire de Théologie Catholique, apresenta o contributo original agostiniano trazido à doutrina trinitária da Igreja pelo De Trinitate.:
"Três traços caracterizam o conceito trinitário latino e o progresso realizado em relação ao Oriente, sob a influência de santo Agostinho.:
A) Na explicação da Trindade, ele concebe a natureza divina, antes das Pessoas, separadamente. Sua fórmula da Trindade é: uma só natureza subsistindo em três Pessoas. Ao contrário, a dos gregos era: Três Pessoas tendo uma mesma natureza. Em Agostinho a divindade única aparece logo. A igualdade das Pessoas divinas também aparece com mais brilho.
B) Outro progresso da doutrina trinitária de Agostinho é a insistência em fazer de toda operação "ad extra" a obra indistinta das três Pessoas. As operações exteriores lhe são atribuídas ou apropriadas, como dirão os latinos.
C) Enfim, Agostinho lançou os fundamentos da teoria psicológica das proceções*, concernentes à origem do Filho e à do Espírito Santo. Isso será mais bem visto a partir do livro VIII"
(Cf. Portalié, op. cit. col. 12347-49).
* Procedências.
* Procedências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário