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terça-feira, 10 de julho de 2012

A TRINDADE — LIVRO I

10/07/2012 (Terça-feira)


OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.

Sujeição do Filho ao Pai. A entrega do reino ao Pai. A contemplação prometida. O Espírito Santo e a nossa felicidade III.

À vista das palavras do Apóstolo: Quando ele disser: "Tudo está submetido", evidentemente excluir-se-á aquele que tudo lhe submeteu (1Cor 15,27), ninguém pense que se há de interpretar como se o Pai submetesse todas as coisas ao Filho, de modo que não seja o próprio Filho que tenha submetido tudo a si mesmo. O Apóstolo escrevendo aos filipenses, esclarece seu pensamento, ao dizer: Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos ansiosamente como salvador o Senhor Jesus Cristo, que transfigurará o nosso corpo humilhado transformando-o ao seu corpo glorioso, pela operação que lhe dá poder de submeter a si todas as coisas (Fl 3,20—21). A atuação do Pai e do Filho é, pois, inseparável. Aliás, não foi o Pai que submeteu a si todas as coisas, mas foi o Filho que as submeteu a Ele e ao Lhe entregar o reino, anulará todo principado, toda potestade e todo domínio.
Com efeito refere-se ao Filho a sentença: Quando Ele entregar o reino a Deus Pai, depois de ter destruído todo Principado, toda Autoridade, todo Poder (1Cor 15,24). O que entrega é aquele que destrói.
Não devemos aceitar que Cristo ao entregar o reino a Deus Pai, dele ficará privado. Assim acreditaram certos tagarelas. Quando se diz: Entregará o Reino a Deus Pai, Cristo não se excluiu a si mesmo, pois é Deus com o Pai. Leitores superficiais e inclinados a divergir de tudo são traídos pelo termo aí empregado: até. Pois, em seguida está escrito: É preciso que Ele reine, até que tenha posto todos os seus inimigos debaixo de seus pés (1Cor 15,25), como se, depois de colocar todos os inimigos debaixo dos pés, deixasse de reinar. Não entendem essas palavras, que têm idêntico sentido a estas: Inalterável está o seu coração, não temerá, até que veja os seus adversários confundidos (Sl 111,8). Não se conclua, pois, que se encherá de temor, depois de ver confundidos seus adversários.

(Por Aurelius Augustinus 354 430).

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