11/07/2012 (Quarta-feira)
OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
Sujeição do Filho ao Pai. A entrega do reino ao Pai. A contemplação prometida. O Espírito Santo e a nossa felicidade IV.
O que, então, significa: "Quando entregar o Reino a Deus Pai? Acaso Deus Pai não tem Reino? A razão dessa expressão é indicar que todos os justos, nos quais o mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus, reina pela fé, serão levados à contemplação que o Apóstolo descreve como face a face, quando disse: Quando entregar o Reino a Deus Pai, ou seja, quando conduzir os crentes à contemplação de Deus Pai. Pois, assim diz o Senhor: Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar (Mt 11,27). O Pai será revelado pelo Filho depois de ter destruído todo Principado, toda Autoridade, todo Poder (1Cor 15,24), isto é, depois que não for mais necessário governar essas coisas por seus semelhantes, isto é, pelos principados, autoridades e poderes angélicos. Com não pouca propriedade podem-se-lhes aplicar as palavras dirigidas a esposa: Nós te faremos umas cadeias de ouro, marchetadas de prata, estando o rei no seu divã (Ct 1, 10—11), na versão da LXX), ou seja, enquanto Cristo permanece em seu segredo, pois, vossa vida está escondida com Cristo em Deus; quando Cristo, que é vossa vida, se manifestar, então vós também com Ele sereis manifestados em glória (Cl 3,3—4). Antes que isso aconteça, vemos agora em espelho e de maneira confusa, isto é, em semelhanças; depois veremos face a face (1Cor 13,12).
(Por Aurelius Augustinus ✫354 ✣430).
(Por Aurelius Augustinus ✫354 ✣430).
Nenhum comentário:
Postar um comentário