VIM AQUI PARA TE DIZER QUE...

Minha foto
GALÁXIA, ALFA, Brazil
Simples como a brisa, complexo como nós. Nascido em 25/5/1925.

OLÁ!

BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE. SEJA FELIZ!

sábado, 14 de julho de 2012

A TRINDADE — LIVRO I


14/07/2012 (Sábado)

OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.

Sujeição do Filho ao Pai. A entrega do reino ao Pai. A contemplação prometida. O Espírito Santo e a nossa felicidade VII.

A contemplação é a recompensa da fé. Com vistas à recompensa, nossos corações são purificados pela fé, como está escrito: Purificou seus corações pela fé (At 15,9). Pode-se alegar outro argumento que prova a necessidade de purificação dos nossos corações; é aquela sentença: Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus (Mt 5,8). Que essa seja a vida eterna, di-lo Deus no salmo: Saciá-lo-ei de dilatados dias, e mostrar-lhe-ei a minha salvação (Sl 90,16). Quer ouçamos: mostra-nos o Filho, quer ouçamos: mostra-nos o Pai, o pedido encerra o mesmo significado, pois um não pode ser mostrado sem o outro. São portanto, um como Ele disse: Eu e o Pai somos um (Jo 10,30). Concluindo: devido à inseparabilidade, às vezes, é  suficiente nomear apenas o Pai ou só o Filho, para indicar quem nos encherá de alegria na sua presença.
Também não se há separar, de ambos, o Espírito Santo, ou seja, o Espírito do Pai e do Filho. Este Espírito Santo é denominado com propriedade Espírito da Verdade, o qual o mundo não pode acolher (Jo 14,17). Portanto, a plenitude de nosso gozo — e maior do que Ele não há — consiste em gozar de Deus Trindade, à cuja imagem fomos criados. Por isso, às vezes, se fala do Espírito Santo como se só Ele bastasse para nossa felicidade. De fato basta, porque é inseparável do Pai e do Filho; assim como é suficiente somente o Pai, porque é inseparável do Filho e do Espírito Santo, e basta somente o Filho porque é inseparável do Pai e do Espírito Santo.

(Por Aurelius Augustinus ★354 ✢430).

Nenhum comentário:

EU VIM AQUI PARA TE DIZER QUE

TE AMO, IRMÃO; TE AMO IRMÀ
.


Atalho do Facebook