08/08/2012 (QUARTA-FEIRA).
OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
Ignorância de Cristo. Palavra de Cristo como Deus e como homem. Sentido da entrega do Reino por Cristo. Cristo e o Juízo IX.
Não foi, pois, como acontece com a criatura, para quem uma coisa é ser e outra ter. O Filho de Deus, antes de Se encarnar e assumir a natureza humana — O unigênito, por quem tudo foi feito, Aquele que é — é o que tem. Aquele versículo diz isso claramente — para quem for idôneo de compreender: Assim como o Pai tem a vida em Si mesmo, também concedeu ao Filho a vida em Si mesmo (Jo 5,26).
Não foi dada a vida como a alguém que já existisse, mas que tivesse a vida em si mesmo, visto que desde que Ele é, é a vida. Portanto, as palavras: deu ao Filho ter a vida em Si mesmo, significam: gerou o Filho que é a vida imutável, a qual é a vida eterna.
Assim, pois, se o Verbo de Deus é o Filho de Deus, e esse Filho de Deus é Deus verdadeiro, e a vida eterna, conforme diz São João na sua carta (1Jo 5,20), por que veríamos nestas palavras do Senhor: "... é a palavra que proferi que julgará no último dia"(Jo 12,48) — outra coisa que a mesma Palavra, que é o Verbo e ordem do Pai, ordem que não é outra coisa que a vida eterna? Pois Ele mesmo diz: "Eu sei que sua ordem é a vida eterna".
(Por Aurelius Augustinus ✩354 ✢430).
Não foi, pois, como acontece com a criatura, para quem uma coisa é ser e outra ter. O Filho de Deus, antes de Se encarnar e assumir a natureza humana — O unigênito, por quem tudo foi feito, Aquele que é — é o que tem. Aquele versículo diz isso claramente — para quem for idôneo de compreender: Assim como o Pai tem a vida em Si mesmo, também concedeu ao Filho a vida em Si mesmo (Jo 5,26).
Não foi dada a vida como a alguém que já existisse, mas que tivesse a vida em si mesmo, visto que desde que Ele é, é a vida. Portanto, as palavras: deu ao Filho ter a vida em Si mesmo, significam: gerou o Filho que é a vida imutável, a qual é a vida eterna.
Assim, pois, se o Verbo de Deus é o Filho de Deus, e esse Filho de Deus é Deus verdadeiro, e a vida eterna, conforme diz São João na sua carta (1Jo 5,20), por que veríamos nestas palavras do Senhor: "... é a palavra que proferi que julgará no último dia"(Jo 12,48) — outra coisa que a mesma Palavra, que é o Verbo e ordem do Pai, ordem que não é outra coisa que a vida eterna? Pois Ele mesmo diz: "Eu sei que sua ordem é a vida eterna".
(Por Aurelius Augustinus ✩354 ✢430).
Nenhum comentário:
Postar um comentário