VIM AQUI PARA TE DIZER QUE...

Minha foto
GALÁXIA, ALFA, Brazil
Simples como a brisa, complexo como nós. Nascido em 25/5/1925.

OLÁ!

BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE. SEJA FELIZ!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A TRINDADE — LIVRO I

09/08/2012 (QUINTA-FEIRA).




OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.

Ignorância de Cristo. Palavra de Cristo como Deus e como homem. Sentido da entrega do Reino por Cristo. Cristo e o Juízo X.

Pergunto agora, que sentido darmos à sentença de Cristo: Eu não julgo, mas a palavra que proferi é que o julgará (Jo 12,48)? Pelo contexto, se deduz que se expressou como se dissesse: "Eu não julgarei, mas sim o Verbo do Pai". Ora, o Verbo do Pai é o próprio Filho de Deus. Com rigor, havemos de entender: "Eu não julgarei, mas julgarei!" O sentido deve ser este: "Eu não julgarei pelo poder humano, pois sou Filho do homem; mas julgarei pelo poder divino, pois sou Filho de Deus". E caso pareça contraditório: "Eu não julgarei, mas julgarei", o que dizer das palavras antes citadas: minha doutrina não é minha (Jo 7,16)? Como pode ser "minha" e ao mesmo tempo "não minha"? O Senhor não disse: "Essa doutrina não e minha", mas: minha doutrina não é minha, como a dizer: "sua", e ao mesmo tempo "não sua". Essas palavras só podem ser verdadeiras, entendendo "sua" num sentido, e "não sua" em outro sentido. Ou seja: "sua" conforme a condição divina ; e "não sua" conforme a condição humana. Quando diz: Não é minha, mas daquele que me enviou, é preciso valer-nos do próprio Verbo. Pois a doutrina do Pai é o Verbo do Pai, o qual é o mesmo Filho Unigênito.

(Por Aurelius Augustinus ✪354 ✣430).

Nenhum comentário:

EU VIM AQUI PARA TE DIZER QUE

TE AMO, IRMÃO; TE AMO IRMÀ
.


Atalho do Facebook