24NOVEMBRO2012—SÁBADO.
— A essência de Deus é em si invisível.
Prológo
A razão de um tratado sobre a Trindade. O que espera de seus leitores. Resumo do livro anterior.
Este terceiro livro começará onde o segundo terminou. Tínhamos chegado àquele ponto em que queríamos demonstrar que o Filho não é inferior ao Pai pelo fato de este enviar, e aquele ter sido enviado; e que o Espírito Santo tampouco é inferior a ambos pelo fato de o Evangelho lho dizer que foi enviado pelos dois. Propusemo-nos investigar onde estava o Filho quando para aqui foi enviado, posto que veio a este e já estava no mundo (Jo 1,10), e onde estava o Espírito Santo, pois: O Espírito do Senhor encheu o universo; e como abrange tudo, tem conhecimento de tudo o que se diz (Sb 1,7). Queríamos saber também se o Senhor se diz enviado pelo fato de, do recôndito, ter nascido na carne e, como que saído do seio do Pai, ter aparecido aos olhos humanos na condição de servo. E, se se pode dizer a mesma coisa com relação ao Espírito Santo que apareceu na forma corporal de uma pomba (Mt 3,16) e em língua de fogo (At 2,3). E também se para eles o ser enviado é sair do invisível espiritual para a visão dos mortais, revestidos de alguma forma corpórea, o que não aconteceu com o Pai, que somente enviou, mas não foi enviado.
(Por Aurelius Augustinus ☆354 ✤430).
OS
DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO
ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR,
VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41.
OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE
1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A
ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS
PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
(III)
— As aparições de Deus aos patriarcas seriam mediante formas criadas ou por meio de anjos?— A essência de Deus é em si invisível.
Prológo
A razão de um tratado sobre a Trindade. O que espera de seus leitores. Resumo do livro anterior.
Este terceiro livro começará onde o segundo terminou. Tínhamos chegado àquele ponto em que queríamos demonstrar que o Filho não é inferior ao Pai pelo fato de este enviar, e aquele ter sido enviado; e que o Espírito Santo tampouco é inferior a ambos pelo fato de o Evangelho lho dizer que foi enviado pelos dois. Propusemo-nos investigar onde estava o Filho quando para aqui foi enviado, posto que veio a este e já estava no mundo (Jo 1,10), e onde estava o Espírito Santo, pois: O Espírito do Senhor encheu o universo; e como abrange tudo, tem conhecimento de tudo o que se diz (Sb 1,7). Queríamos saber também se o Senhor se diz enviado pelo fato de, do recôndito, ter nascido na carne e, como que saído do seio do Pai, ter aparecido aos olhos humanos na condição de servo. E, se se pode dizer a mesma coisa com relação ao Espírito Santo que apareceu na forma corporal de uma pomba (Mt 3,16) e em língua de fogo (At 2,3). E também se para eles o ser enviado é sair do invisível espiritual para a visão dos mortais, revestidos de alguma forma corpórea, o que não aconteceu com o Pai, que somente enviou, mas não foi enviado.
(Por Aurelius Augustinus ☆354 ✤430).
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