18fevereiro2013—SEGUNDA-FEIRA.
As aparições aos santos patriarcas. Dificuldades sobre o assunto. Aparição de Deus a Abraão e Moisés. Resumo do Livro e assunto seguinte.
OS
DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO
ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR,
VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41.
OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE
1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A
ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS
PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
As aparições aos santos patriarcas. Dificuldades sobre o assunto. Aparição de Deus a Abraão e Moisés. Resumo do Livro e assunto seguinte.
Como, pois, os meus opositores, renitentes em se levantarem das palavras para o sentido, ou inclinados a se despenharem facilmente do sentido para as palavras, poderão explicar que Deus apareceu na pessoa dos três homens, se não reconhecem que essas personagens eram anjos, conforme no-lo ensina o contexto? Acaso, pelo fato de não se dizer que um anjo lhe falou ou apareceu, atrever-se-ão a afirmar que a Moisés a aparição e a voz era por meio de um anjo, já que assim está escriro, mas a Abraão foi Deus na Sua essência que apareceu e falou, pois não se faz nenhuma menção de anjo? Mas o que diriam se não se falasse de anjo, mesmo na visão de Abraão? Pois assim reza a Escritura ao dizer que o patriarca se dispôs a imolar o filho: Passado isto, tentou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Aqui estou. E Deus disse-lhe: Toma Isaac, teu filho único, a quem amas, e vai à terra da visão, e aí o oferecerás em holocausto sobre um dos montes, que Eu te mostrar. Está claro que aqui se faz menção de Deus e não de anjo. Mas um pouco depois a Escritura diz: E estendeu a mão, e pegou no cutelo, para imolar seu filho. E eis que o anjo do Senhor gritou do céu, dizendo: Abraão, Abraão! E ele respondeu: Aqui estou. E (o anjo) disse-lhe: Não estendas a tua mão sobre o menino e não te faças mal agum (Gn 22,12; 10,12).
(Por Aurelius Augustinus ☆354 ✣430).
Nenhum comentário:
Postar um comentário