19fevereiro2013—TERÇA-FEIRA.
OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
As aparições aos santos patriarcas. Dificuldades sobre o assunto. Aparição de Deus a Abraão e Moisés. Resumo do Livro e assunto seguinte.
O que respondem a isso? Dirão, talvez, que Deus mandou que imolasse Isaac e que o anjo o proibiu, obedecendo o patriarca ao anjo que o poupa contra o preceito de Deus que ordenara a imolação? É risível e absurda esta interpretação. A Escritura, porém, não dá lugar a esse grosseiro e inaceitável sentido, ao acrescentar: Agora conheci que temes a Deus, e não perdoaste a teu filho único por amor de mim (ib. 22,12). O que significa por amor de mim, senão por amor àquele que ordenara imolar? O Deus de Abraão é idêntico ao anjo, ou é Deus que lhe falava por meio do anjo? Veja a sequência. Embora esteja claramente enunciado o anjo, considere o que o texto acrescenta: Abraão levantou os olhos e viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os espinhos e, pegando nele, ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. E chamou aquele lugar: o Senhor viu. Donde até o dia de hoje se diz: O Senhor apareceu no monte (ib. 22,13—14). Assim como um pouco antes Deus dissera por meio do anjo: Agora conheci que temes a Deus. Não se entendam estas palavras como se então Deus tivesse conhecido, mas no sentido de que Ele fez com que Abraão ficasse ciente das forças de seu coração, a ponto de estar disposto a imolar seu filho único para obedecer a Deus. Trata-se de um modo de expressar em que se toma a causa pelo efeito, como quando se diz que o frio é indolente, porque nos torna preguiçosos. Assim, foi afirmado que Deus conheceu, porque fez Abraão conhecer; o qual ficaria desconhecendo a firmeza de sua fé, se não tivesse passado por aquela prova. Por isso, Abraão denominou aquele lugar: o Senhor viu, isto é, porque se deixou ver. Pois, está escrito em continuação: donde até hoje se diz: o Senhor apareceu no monte. O anjo é aqui chamado Senhor, por quê? Porque o Senhor fala por meio de um anjo. Na sequência, o anjo fala em tom profético e manifesta que Deus fala por Ele, ao dizer: E segunda vez chamou o anjo do Senhor a Abraão do céu, dizendo: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: porque fizeste tal coisa e não poupaste teu filho único por amor de mim, etc. (ib. 22,15—16). Essas palavras: Isto diz o Senhor, mostram aquele por quem o Senhor fala e costumam ser usadas também pelos profetas.
(Por Aurelius Augustinus ✧354 ✢430).
Nenhum comentário:
Postar um comentário