VIM AQUI PARA TE DIZER QUE...

Minha foto
GALÁXIA, ALFA, Brazil
Simples como a brisa, complexo como nós. Nascido em 25/5/1925.

OLÁ!

BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE. SEJA FELIZ!

sábado, 20 de agosto de 2011

AS LÁGRIMAS NEGADAS ( III ) LIVRO NONO DAS CONFISSÕES

http://criadoreumso.blogspot.com
20/08/2011 (Sábado)


CAPÍTULO XII

Lembrei então a ir aos banhos, por ter ouvido dizer que a palavra banho (bálneo, em latim) vinha dos gregos, que o chamaram balanéion (atirar fora e ania), porque o banho aliviava as tristezas da alma. Mas eu o confesso à tua misericórdia  -  ó Pai dos órfãos¹: depois do banho fiquei como estava antes, porque meu coração não expulsou o amargor de sua tristeza.

Depois adormeci. Ao despertar, minha dor estava mitigada; só, em meu leito, lembrei-me dos versos cheios de verdade de teu Ambrósio. Porque, na verdade

Tu és Deus, criador de quanto existe,
De todo o mundo supremo governante,
Que o dia vestes com tua luz brilhante,
E de sonhos gratos a noite triste

A fim de que aos membros cansados
O descanso ao trabalho prepare
E as mentes cansadas repare
E os peitos de pena oprimidos*

Depois, pouco a pouco, voltava aos sentimentos de antes sobre tua serva. Recordava de sua piedade para contigo, de sua solicitude e paciência comigo, da qual subitamente me via privado. E senti consolação em chorar diante de ti, por causa dela e por ela, e por minha causa e por mim. E deixei que as lágrimas reprimidas corressem à vontade, estendendo-as como um leito reparador sob meu coração. Teus ouvidos eram os que ali me escutavam, e não os de nenhum homem, que pudesse interpretar com soberba meu pranto.

E agora, Senhor, eu to confesso nestas linhas: leia-o quem quiser, interprete-o como quiser. E se alguém julgar que pequei nessas lágrimas, que derramei sobre minha mãe por alguns instantes, por minha mãe então morta a meus olhos, ela que me havia chorado tantos anos para que eu vivesse aos teus olhos, não se ria. Antes, se é grande sua caridade, chore por meus pecados diante de ti, Pai de todos os irmãos de teu Cristo!

(Por Aurelius Augustinus  *354  +430) Pág. 207-208.
¹ Sl 67,6.
* Deus, creator omnium
polique rector vestiens
diem decoro lumine
noctem sopora gratia,

artus solutus ut quies
reddat laboris usui
mentesque fessas allevet
luctuque, salvat anxios.


Nenhum comentário:

EU VIM AQUI PARA TE DIZER QUE

TE AMO, IRMÃO; TE AMO IRMÀ
.


Atalho do Facebook