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GALÁXIA, ALFA, Brazil
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segunda-feira, 7 de maio de 2012

DE ONDE VEM E ONDE ESTÁ A FALSIDADE ( II ) — SOLILÓQUIOS

07/05/2012 (Segunda-feira)


ILUMINE-SE!
OS DIREITOS AUTORAIS DE "SOLILÓQUIOS E VIDA FELIZ" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
QUEM CONVERSA, DE FATO, COM AGOSTINHO? SEU "EU" SUPERIOR? SEU ANJO DA GUARDA? NÃO É UM DIÁLOGO, CONFORME ELE — É UM SOLILÓQUIO.

(continuação)
De onde vem e onde está a falsidade ( II ).


R — E se alguém, estando acordado, vendo um cavalo, acha que está vendo um homem, não se engana pelo fato de que lhe apareça certa semelhança de homem? Porque lhe aparece senão a imagem de um cavalo, ele não pode achar que esteja vendo um homem.


A — Concordo inteiramente.


R — Igualmente, dizemos que é falsa a árvore pintada, falso o rosto que se reflete no espelho, falso o movimento das torres de faróis para os navegantes e falsa a ruptura do remo imerso na água, não por outra coisa senão por sua semelhança com a verdade.


A — Estou de acordo.


R — Assim também nos enganamos em relação aos gêmeos, aos ovos, como também nos carimbos marcados por um mesmo anel e em outras coisas semelhantes.


A — Estou atento e concordo.


R — Por isso, a semelhança das coisas, no que se refere aos olhos, é a mãe da falsidade.


A — Não posso negar.


R — Toda esta selva de questões pode dividir-se em duas classes: uma parte consiste nas características de igual valor nas coisas e outra parte consiste nas características de menor valor. São iguais quando dizemos que tanto isto é semelhante àquilo como aquilo a isto, como falamos em relação aos gêmeos ou das impressões do carimbo. Porém, nas coisas desiguais, dizemos que aquilo que é de menor valor é semelhante à parte melhor. Pois quem, ao olhar-se no espelho, dirá que é semelhante àquela imagem, e não o contrário, isto é, que a imagem é semelhante a ele? Este tipo de semelhança consiste, em parte, naquilo que a alma percebe, e, em parte, nas mesmas coisas que são vistas. E o que a alma percebe, experimenta-o ou pelos sentidos, como o movimento da torre de farol no mar, uma vez que não há nenhum movimento da torre, ou experimenta em si mesma com base naquilo que recebe dos sentidos, como são as visões dos sonhos e, talvez, também os dementes. Quanto às coisas que aparecem no que vemos, umas são da própria natureza e outras são expressas e simuladas por seres animados. A natureza produz semelhanças menos iguais por geração ou por reflexão. Por geração, ao nascerem os filhos que se parecem com os pais; por reflexão, como ocorre em qualquer tipo de espelho, pois embora os homens fabriquem vários tipos de espelho, não são eles que formam as imagens que se refletem neles. Por outro lado, as obras dos seres animados estão em pinturas e ficções desse tipo, em que também podem ser incluídas as coisas que os seres sobrenaturais fazem, se é que o fazem. Já as sombras dos corpos, que não diferem muito da realidade, dizem-se semelhantes aos corpos e como que falsos corpos, nem se deve negar que pertençam à visão dos olhos; convém classificá-las no tipo causado pela natureza por reflexão. Pois a sombra reflete qualquer corpo que seja oposto à luz e projeta sua sombra na parte oposta. Achas que tem algo a contradizer?


A — Nada. Mas desejo imensamente saber até onde vão chegar essas considerações.


R — Entretanto, convém agir com paciência até que os demais sentidos informem que a falsidade está na verossimilhança. No próprio ouvido ocorrem quase outros tantos tipos de semelhança como, por exemplo, quando ouvimos a voz de alguém que fala, mas não o vemos e, ao ouví-lo, julgamos que se trata de outra pessoa cuja voz é semelhante. Nas coisas menos semelhantes o eco é um exemplo, ou o zumbido dos próprios ouvidos, ou certa imitação do canto do melro ou do cuco nos relógios, ou o que parecem ouvir os que sonham ou deliram. E é incrível como as vozes de tom fraco, que os músicos chamam falsete, se aproximam da verdade, como se verá mais adiante. Por enquanto, é suficiente notar que essas mesmas vozes não se afastam da semelhança daquelas que eles chamam verdadeiras. Acompanhas este raciocínio?


A — Com muito prazer. E entendo sem esforço algum.


R — Portanto, sem mais delongas: achas que se pode distinguir um lírio de outro pelo odor, ou o mel de tomilho do mel de tomilho de colmeias diferentes pelo sabor, ou a suavidade das penas de um cisne das de um ganso pelo tato?


A — Não me parece.


R — E quando sonhamos que estamos cheirando, saboreando ou tocando tais coisas, não nos enganamos pela semelhança das imagens tanto mais imperfeitas, quanto mais estiverem despojadas de suas características?


A — Realmente.


R — Segue-se que em todos os sentidos, seja nas coisas iguais como nas desiguais, somos enganados pelo atrativo da semelhança ou, então, se não nos enganamos porque suspendemos o consentimento ou distinguimos a diferença, contudo percebemos que essas coisas se denominam falsas por serem semelhantes às verdadeiras.


A — Não posso duvidar.
(Continua)


(Por Aurelius Augustinus *354 +430)

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