VIM AQUI PARA TE DIZER QUE...

Minha foto
GALÁXIA, ALFA, Brazil
Simples como a brisa, complexo como nós. Nascido em 25/5/1925.

OLÁ!

BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE. SEJA FELIZ!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

DE QUANTAS MANEIRAS CERTAS COISAS ESTÃO NOUTRA COISA — SOLILÓQUIOS

14/05/2012 (Segunda-feira)


ILUMINE-SE!
OS DIREITOS AUTORAIS DE "SOLILÓQUIOS E VIDA FELIZ" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.


(Continuação)
De quantas maneiras certas coisas estão noutra coisa.


R — Ouve essas poucas coisas que restam.


A — Dize o que tens a dizer, desde que seja de tal modo que eu possa entender e concordar de boa vontade.


R — Sabemos que uma coisa está em outra de duas maneiras: uma, de tal modo que possa se separar e estar também noutro lugar, como esta madeira neste lugar, como o sol no leste. Outra maneira, pela qual uma coisa está num sujeito de tal modo que não se possa separar, como a forma e aparência desta madeira, como a luz do sol, o calor do fogo, a ciência da mente, e coisas semelhantes. Por acaso discordas?


A — São coisas muito antigas e as aprendi com muito interesse e conheço desde o início da adolescência. Por isso, perguntando sobre tais coisas, não posso deixar de concordar sem necessidade de nenhuma reflexão.


R — Acaso concordas que aquilo que está de maneira inseparável num sujeito não pode subsistir se o mesmo sujeito não permanecer?


A — Sei que também isso é necessário. Quem observa atentamente a realidade que, permanecendo o sujeito, aquilo que está no sujeito pode mudar. Assim, a cor deste corpo pode mudar por causa do estado de saúde ou pela idade, sem que o corpo ainda tenha perecido. Isso não vale igualmente para todas as coisas, mas para aquelas em que existem as coisas que estão no sujeito, e não para aquilo que constitui os próprios sujeitos. Pois, para esta parede, não há necessidade que seja desta cor que vemos nela; se por algum motivo ela se enegrece ou muda para alguma outra cor, apesar disso ela permanece e se chama parede. Porém, se o fogo carecer de calor não é fogo; nem podemos denominar neve se esta não for branca.
(Continua)


(Por Aurelius Augustinus *354 +430).

Nenhum comentário:

EU VIM AQUI PARA TE DIZER QUE

TE AMO, IRMÃO; TE AMO IRMÀ
.


Atalho do Facebook