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GALÁXIA, ALFA, Brazil
Simples como a brisa, complexo como nós. Nascido em 25/5/1925.

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domingo, 20 de maio de 2012

ALGO É TOTALMENTE FALSO OU VERDADEIRO? — SOLILÓQUIOS

20/05/2012 (Domingo)



ILUMINE-SE!
OS DIREITOS AUTORAIS DE "SOLILÓQUIOS E VIDA FELIZ" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.


(Continuação)
Algo é totalmente falso ou verdadeiro?


A — Passa a outros assuntos. Estou convencido disso.


R — Pergunto, então, se além das ciências em que somos instruídos — entre as quais convém que se inclua o próprio desejo da sabedoria — podemos encontrar algo de tal modo verdadeiro que não seja, como o Aquiles do teatro, falso por uma parte, para que, por outra parte, possa ser verdadeiro?


A — Parece-me que se encontram muitas coisas desse tipo. Por exemplo, as ciências não abrangem o estudo desta pedra. No entanto, para ser verdadeira pedra ela não imita algo pelo qual se diga que ela seja falsa. Citando este exemplo, percebes que basta refletir para ocorrerem inumeráveis outros.


R — Percebo sim. Mas te parece que se classificam na única categoria de corpo?


A — Poderia parecer se eu tivesse certeza de que o vácuo não seja nada, ou se eu julgasse que a alma deva ser enumerada entre os corpos, ou se eu cresse que o mesmo Deus seja algum corpo. Se todas essas coisas são assim, não vejo que sejam falsas ou verdadeiras por imitação do que quer que seja.


R — Alongas o caminho, mas, na medida do possível, usarei de um atalho. Pois uma coisa é o que se chama de vácuo, vazio, e outra coisa é o que chamas de verdade.


A — Realmente estou alongando. Mas o que há de mais vazio que eu, se julgo que a verdade seja algo vazio desejando, então, com tanto esforço algo vazio? Que outra coisa desejo encontrar senão a verdade?


R — Portanto, talvez esteja de acordo com isso: não há algo verdadeiro que não o seja senão pela verdade.


A — Há tempo que isso já é evidente.


R — Acaso duvidas que o vácuo não é nada além do próprio vazio, ou que seja um corpo?


A — Nenhuma dúvida.


R — Acho, portanto, que acreditas que a verdade seja algum corpo.


A — De modo algum.


R — Algo no corpo?


A — Não sei; não me ocorre nada a esse respeito. Mas acho que sabes que,  se existe o vácuo, ele está onde não está nenhum corpo.


R — Isto é evidente.


A — Por que, então, pomos dificuldade?


R — Por acaso te parece que a verdade tenha causado o vácuo, ou que haja algo verdadeiro onde não haja a verdade?


A — Não me parece.


R — Portanto, não há vácuo  verdadeiro, porque não pode ser causado como vácuo por algo que não lhe seja vazio. Por outro lado, é evidente que não é verdadeiro aquilo que carece de verdade. O que se diz vácuo, o é pelo fato de não ser nada. Por isso, como pode ser verdadeiro o que não existe, ou como pode existir o que é totalmente nada? 


A — Pois bem; deixemos, então, o vácuo como vácuo.
(Continua)


(Por Aurelius Augustinus *354 +430).

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