04/07/2012 (Quarta-feira)
OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
(Continuação)
Consubstancialidade do Pai e do Filho. Imortalidade da Trindade. O Filho é também criador. A deidade do Espírito Santo e a igualdade com o Pai e o Filho. (IV)
Além disso, quando o Apóstolo diz: Para nós, contudo, existe um só Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem nós somos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por quem tudo existe e por quem nós somos (1Cor 8,6), quem há que duvide de Ele falar de todas as coisas criadas, do mesmo modo que João: Todas as coisas foram feitas por Ele? (Jo 1,3).Pergunto também: a quem se refere quando diz em outro lugar: Porque tudo é Dele, por Ele e Nele; a Ele a glória pelo sséculos! Amém (Rm 11,36). Se essas palavras fazem referência ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo de modo a atribuir a cada Pessoa uma das expressões: Dele ao Pai, por Ele ao Filho, Nele ao Espírito Santo, fica claro que o Pai e o Filho e o Espírito Santo são um só Deus, pois o Apóstolo acrescenta no singular: A Ele a glória pelo séculos. Por onde se vê que usou esse sentido, também ao dizer: Oh abismo da riqueza, da sabedoria e da ciência; não do Pai, do Filho e do Espírito Santo; mas, da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus. Como são insondáveis seus juízos e impenetráveis seus caminhos! Quem, com efeito, conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem se tornou seu conselheiro? Ou quem primeiro lhe fez o dom para receber em troca? Porque tudo é Dele, por Ele e Nele. A Ele a glória pelos séculos dos séculos, amém (Rm 11,33—36).
Se, portanto, os adversários querem entender essas palavras como referentes ao Pai, como entender que todas as coisas foram feitas pelo Pai, como é dito aqui; e que tudo foi feito pelo Filho, como é dito na carta aos Coríntios: E um só Senhor Jesus Cristo por quem são todas as coisas; e como se lê no evangelho de João: Tudo foi feito por meio Dele? Se umas coisas foram feitas pelo Pai, outras pelo Filho, conclui-se que nem tudo foi feito pelo Pai, tampouco tudo pelo Filho. Se tudo, porém foi feito pelo Pai e tudo pelo Filho, as mesmas coisas feitas pelo Pai foram feitas pelo Filho. Portanto, o Filho é igual ao Pai, e a atuação do Pai e do Filho é inseparável. Com efeito, se o Pai criou o Filho, que não foi feito pelo próprio Filho, nem tudo foi criado pelo Filho; mas a verdade é que tudo foi feito pelo Filho. Então concluímos que o Filho não foi criado, mas que com o Pai fez tudo o que foi feito. Tanto que o Apóstolo não omitiu o Verbo ao dizer de modo bem claro: Ele tinha a condição divina e não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente (Fl 2,6); e chamando ao Pai, de Deus, como vemos nesta outra passagem: A cabeça de Cristo é Deus (1Cor 11,3).
(Continua)
(Por Aurelius Augustinus *354 ✢430).
Além disso, quando o Apóstolo diz: Para nós, contudo, existe um só Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem nós somos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por quem tudo existe e por quem nós somos (1Cor 8,6), quem há que duvide de Ele falar de todas as coisas criadas, do mesmo modo que João: Todas as coisas foram feitas por Ele? (Jo 1,3).Pergunto também: a quem se refere quando diz em outro lugar: Porque tudo é Dele, por Ele e Nele; a Ele a glória pelo sséculos! Amém (Rm 11,36). Se essas palavras fazem referência ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo de modo a atribuir a cada Pessoa uma das expressões: Dele ao Pai, por Ele ao Filho, Nele ao Espírito Santo, fica claro que o Pai e o Filho e o Espírito Santo são um só Deus, pois o Apóstolo acrescenta no singular: A Ele a glória pelo séculos. Por onde se vê que usou esse sentido, também ao dizer: Oh abismo da riqueza, da sabedoria e da ciência; não do Pai, do Filho e do Espírito Santo; mas, da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus. Como são insondáveis seus juízos e impenetráveis seus caminhos! Quem, com efeito, conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem se tornou seu conselheiro? Ou quem primeiro lhe fez o dom para receber em troca? Porque tudo é Dele, por Ele e Nele. A Ele a glória pelos séculos dos séculos, amém (Rm 11,33—36).
Se, portanto, os adversários querem entender essas palavras como referentes ao Pai, como entender que todas as coisas foram feitas pelo Pai, como é dito aqui; e que tudo foi feito pelo Filho, como é dito na carta aos Coríntios: E um só Senhor Jesus Cristo por quem são todas as coisas; e como se lê no evangelho de João: Tudo foi feito por meio Dele? Se umas coisas foram feitas pelo Pai, outras pelo Filho, conclui-se que nem tudo foi feito pelo Pai, tampouco tudo pelo Filho. Se tudo, porém foi feito pelo Pai e tudo pelo Filho, as mesmas coisas feitas pelo Pai foram feitas pelo Filho. Portanto, o Filho é igual ao Pai, e a atuação do Pai e do Filho é inseparável. Com efeito, se o Pai criou o Filho, que não foi feito pelo próprio Filho, nem tudo foi criado pelo Filho; mas a verdade é que tudo foi feito pelo Filho. Então concluímos que o Filho não foi criado, mas que com o Pai fez tudo o que foi feito. Tanto que o Apóstolo não omitiu o Verbo ao dizer de modo bem claro: Ele tinha a condição divina e não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente (Fl 2,6); e chamando ao Pai, de Deus, como vemos nesta outra passagem: A cabeça de Cristo é Deus (1Cor 11,3).
(Continua)
(Por Aurelius Augustinus *354 ✢430).
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