06SETEMBRO2012—QUINTA-FEIRA.
A glorificação do Filho pelo Pai não prova a desigualdade
Estejam agora atentos, se puderem, os que com a pretensão de demonstrar que o Pai é superior ao Filho, julgaram servir-lhes de argumento o fato de o Filho dizer: Pai, glorifica-me (Jo 17,1), pois o Espírito Santo também O glorifica. Será, por isso, maior que o Filho? Se o Espírito Santo glorifica o Filho, porque receberá do Filho, e dEle receberá, é porque tudo aquilo que o Pai tem, é dEle também (Jo 16,14). Assim está claro que, quando o Espírito Santo glorifica o Filho, é o Pai que glorifica o Filho.
Deduz-se daí que tudo o que o Pai tem, não é somente do Filho, mas também do Espírito Santo, pois o Espírito Santo tem o poder de glorificar o Filho, o qual o Pai glorifica (Jo 8,54). Assim, se aquEle que glorifica, é maior do que aquEle a quem glorifica, concordem os adversários que sejam iguais os que se glorificam mutuamente. Está escrito que o Filho glorifica o Pai, pois diz: Eu Te glorificarei na terra (Jo 17,14). Precavenham-se, pois, de incorrer em erro ao pensar que o Espírito Santo é superior aos dois, porque glorifica o Filho, a quem o Pai glorifica, pelo fato de não se encontrar nenhuma citação onde o Espírito Santo seja glorificado nem pelo Pai nem pelo Filho.
(Por Aurelius Augustinus ✩354 ✢430).
OS DIREITOS AUTORAIS DE "A TRINDADE" JÁ CADUCARAM, POIS O AUTOR FALECEU NO ANO 430 DE NOSSA ERA. PORTANTO, HÁ MAIS DE SETENTA ANOS. POSSO POSTAR, VOCÊ PODE COPIAR. É DE DOMÍNIO PÚBLICO. LEI 9610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - ART. 41. OS DIREITOS PATRIMONIAIS DO AUTOR PERDURAM POR SETENTA ANOS CONTADOS DE 1° DE JANEIRO DO ANO SUBSEQÜENTE AO DE SEU FALECIMENTO, OBEDECIDA A ORDEM SUCESSÓRIA DA LEI CIVIL. PARÁGRAFO ÚNICO. APLICA-SE ÀS OBRAS PÓSTUMAS O PRAZO DE PROTEÇÃO A QUE ALUDE O CAPUT DESTE ARTIGO.
Estejam agora atentos, se puderem, os que com a pretensão de demonstrar que o Pai é superior ao Filho, julgaram servir-lhes de argumento o fato de o Filho dizer: Pai, glorifica-me (Jo 17,1), pois o Espírito Santo também O glorifica. Será, por isso, maior que o Filho? Se o Espírito Santo glorifica o Filho, porque receberá do Filho, e dEle receberá, é porque tudo aquilo que o Pai tem, é dEle também (Jo 16,14). Assim está claro que, quando o Espírito Santo glorifica o Filho, é o Pai que glorifica o Filho.
Deduz-se daí que tudo o que o Pai tem, não é somente do Filho, mas também do Espírito Santo, pois o Espírito Santo tem o poder de glorificar o Filho, o qual o Pai glorifica (Jo 8,54). Assim, se aquEle que glorifica, é maior do que aquEle a quem glorifica, concordem os adversários que sejam iguais os que se glorificam mutuamente. Está escrito que o Filho glorifica o Pai, pois diz: Eu Te glorificarei na terra (Jo 17,14). Precavenham-se, pois, de incorrer em erro ao pensar que o Espírito Santo é superior aos dois, porque glorifica o Filho, a quem o Pai glorifica, pelo fato de não se encontrar nenhuma citação onde o Espírito Santo seja glorificado nem pelo Pai nem pelo Filho.
(Por Aurelius Augustinus ✩354 ✢430).
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