VIM AQUI PARA TE DIZER QUE...

Minha foto
GALÁXIA, ALFA, Brazil
Simples como a brisa, complexo como nós. Nascido em 25/5/1925.

OLÁ!

BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE. SEJA FELIZ!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ESTUDO SOBRE A NATUREZA DO CRISTO (III) ALLAN KARDEC (1804-1869)





Lírio Verde

Criar seu atalho


http://criadoreumso.blogspot.com/
09/05/2011 (Segunda-feira))


AS PALAVRAS DE CRISTO PROVAM A SUA DIVINDADE?


O dogma da divindade de Jesus se baseou na igualdade absoluta entre a Sua pessoa e Deus, pois que Ele próprio é Deus. É este um artigo de fé. Ora, estas palavras, que Jesus tantas vezes repetiu: Aquele que me enviou, não só comprovam uma dualidade de pessoa, mas também, como já o dissemos, excluem a igualdade absoluta entre elas, porquanto aquele que é enviado necessariamente está subordinado ao que envia. Com o obedecer, aquele pratica um ato de submissão. Um embaixador, falando do seu soberano, dirá: Meu senhor, aquele que me envia; mas, se quem vem é o soberano em pessoa, falará em seu próprio nome e não dirá: Aquele que me enviou, visto que ele não pode enviar-se a si mesmo. Jesus o disse em termos categóricos: Não vim de mim mesmo; foi Ele quem me enviou.

Estas palavras: Aquele que me despreza, despreza Àquele que me enviou, não implicam absolutamente a igualdade, nem, ainda menos, a identidade. Em todos os tempos, o insulto a um embaixador foi considerado como feito ao próprio soberano. Os apóstolos tinham a palavra de Jesus, como Este a de Deus. Quando lhes Ele diz: Aquele que vos ouve a mim me ouve, certamente não queria dizer que seus apóstolos e ele fossem uma só e a mesma pessoa, igual em todas as coisas.

A dualidade das pessoas, assim como o estado secundário e de subordinação de Jesus com relação a Deus, ressaltam, ao demais, sem equívoco possível, das seguintes passagens:

"Fostes vós que permanecestes sempre firmes comigo na minhas tentações - Eis por que vos preparo o Reino, como meu Pai mo preparou, a fim de que comais e bebais à minha mesa no meu reino e que estejais sentados em tronos, para julgar as doze tribos de Israel"(S. Lucas, 22:28-30).

"De mim digo o que vi junto de meu Pai; e vós, vós fazeis o que ouvistes de vosso pai"(S. João, 8:38).

"Ao mesmo tempo, apareceu uma nuvem que os cobriu e dessa nuvem saiu uma voz que fez se ouvirem estas palavras: Este é meu filho bem-amado; escutai-o"(Transfiguração: S. Marcos, 9:7).

"Ora, quando o filho do homem vier em Sua magestade, acmpanhado de todos os anjos, assentar-se no trono de Sua glória; - e, achando-se reunidas todas as nações, separará umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos bodes; - colocará só ovelhas à Sua direita e os bodes à Sua esquerda. - Então, o Rei dirá aos que estiverem à Sua direita: Vinde vós que fostes abençoados por meu Pai, possuir o reino que vos foi preparado desde o começo do mundo"(S. Mateus, 25:31 -34).

"Aquele que me confessar e me reconhecer diante dos homens, eu também o reconhecerei e confessarei diante de meu Pai que está nos céus; - aquele que me renunciar diante dos homens, também eu mesmo o renunciarei diante de meu Pai que está nos céus." (S. Mateus, 10:32-33).

"Ora, eu vos declaro que aquele que me confessar e me reconhecer perante os homens, o filho do homem também o reconhecerá perante os anjos de Deus; mas, se alguém me repudiar perante os homens, eu também o repudiarei perante os anjos de Deus"(S. Lucas, 12:8-9).
(Idem - pág.127-128)

Nenhum comentário:

EU VIM AQUI PARA TE DIZER QUE

TE AMO, IRMÃO; TE AMO IRMÀ
.


Atalho do Facebook